Fechaduras eletrônicas: como funcionam? veja os tipos
Veja como as fechaduras eletrônicas revolucionaram o conceito de segurança, não só em casa, mas em todo lugar!
Elas chegaram como num filme de 007 e hoje se assemelham aos clássicos de Jornada nas Estrelas. Versáteis, modernas e, principalmente seguras, as fechaduras eletrônicas revolucionaram o conceito de segurança residencial.
Mas não para por aí: Com um visual mais atraente e moderno que os modelos comuns, as fechaduras eletrônicas, possuem um mecanismo de abertura que varia de senhas, chaveiros de proximidade, aplicativos para celular e até mesmo autenticação biométrica o que permite a abertura de portas externas de maneira segura.
Alguns modelos possibilitam ainda o compartilhamento da senha com parentes e amigos próximos, eliminando, consequentemente, a necessidade de fazer cópias de sua casa ou empresa.
Mas o que são as fechaduras eletrônicas?
As fechaduras eletrônicas são ferramentas inteligentes que possuem diversos recursos para assegurar a proteção ao local. Ademais, evita aquelas situações em que você fica trancado para fora de casa por você ter esquecido ou perdido as suas chaves.
Investir na sua segurança residencial é considerado com uma das principais prioridades de cada consumidor. Pensando nisso, separamos, a seguir, alguns modelos de fechaduras eletrônicas que estão disponíveis no mercado e que certamente ajudarão a manter a segurança de sua casa, escritório ou comércio.
Tipos de fechaduras eletrônicas
Hoje em dia existem diversos tipo de fechaduras eletronicas no mercado. Veja as mais comuns.
- Fechadura Eletrônica Biométrica
- Fechadura Eletrônica com Tag
- Fechadura Eletrônica com Senha
- Fechadura Eletrônica com Aplicativo
- Fechadura Eletrônica com Cartão
Veja agora alguns tipos de fechaduras eletrônicas e surpreenda-se com suas opções inovadoras.
Fechadura Eletrônica Biometria
Similar à alguns modelos de celulares e caixas eletrônicos de bancos, a abertura da porta é feita através da análise biométrica. Dependendo do modelo, é possível registrar os dados de até 100 biometrias.
Esse tipo de segurança vem se tornando uma das principais referências de proteção no setor, dessa forma, é altamente recomendado para ambientes residenciais como também para grandes empresas.
Fechadura Eletrônica Tag (ou chaveiro) de proximidade
Em fechaduras que possuem esse tipo de desbloqueio, as portas são destrancadas com a ajuda de um acessório. Para realizar a abertura da porta é preciso aproximar a tag de uma tela localizada na fechadura. Mesmo sendo um mecanismo simples, é necessário andar sempre com o chaveiro consigo para obter acesso ao local.
Fechadura Eletrônica com Senha
Pode-se dizer que é o modelo mais comum de fechadura eletrônica. Na maioria dos modelos a porta é destrancada por meio de uma combinação numérica. Alguns sistemas permitem que existam combinações individuais ou coletivas, e dentre esses, existem modelos específicos que permitem a combinação de até 20 dígitos.
Para que seja impossibilitada a chance de descobrimento da senha, é possível que ocorra a mudança de ordem dos números após cada sequência digitada. Há ainda a opção de senhas no modo público que funciona como uma senha temporária que pode ser utilizada apenas uma vez, assim como a função de senha falsa, tecnologia voltada para prevenir roubos que permite inserir quaisquer códigos antes ou depois da senha real evitando o descobrimento da mesma.
O modelo de fechaduras eletrônicas por senha é indicado para residências e ambientes que tenham uma circulação de pessoas razoável, tais como prédios e condomínios. Porém, esse tipo de mecanismo não é indicado para pessoas que esquecem com facilidade de suas senhas.
Fechadura Eletrônica com Aplicativo
Para aqueles que desejam mais comodidade, é possível abrir sua porta sem sequer levantar do conforto de seu sofá! Através de um aplicativo disponível para download, em seu smartphone, é perfeitamente possível abrir sua porta com um toque no aplicativo.
Além de sua praticidade, alguns sistemas disponibilizam ainda a emissão de relatórios com informações especificas da entrada e saída de sua casa, empresa ou apartamento.
Conta também com a possibilidade de geração de chaves virtuais passiveis de gerenciamento de permissão de uso de acordo com o dia da semana e horário desejados. As chaves digitais criadas por você podem ser enviadas à distância para outras pessoas podendo, dessa forma, controlar quem pode entrar ou não em sua residência.
Fechadura Eletrônica com Senha Cartão
Já esse sistema já é um velho conhecido de muitos hotéis, escritórios e em ambientes compartilhados (áreas de coworking por exemplo) que possuem um grande fluxo de pessoas. A porta pode ser destravada ao aproximar ou inserir um cartão magnético que foi configurado anteriormente, tais como os cartões de crédito consignado nas maquininhas.
Vale lembrar que, sendo um sistema programado para funcionar apenas pelo contato direto do cartão com a fechadura eletrônica, torna-se difícil a ação de hackers visto que não possuem ligação virtual numa rede.
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa-volumes inteligente e caixa de correspondência com acesso remoto via aplicativo. Você pode receber encomendas mesmo não estando em casa.