Alexa: automação residencial é a bola da vez
A Alexa é um dispositivo inteligente que tem a capacidade de revolucionar sua vida ou, pelo menos, simplificá-la, pois com ela você pode controlar a iluminação da casa, pedir um taxi, enfim, sua noiva parceira do lar.
A Alexa é um dispositivo inteligente que tem a capacidade de revolucionar sua vida ou, pelo menos, simplificá-la, pois com ela você pode controlar a iluminação da casa, ajustar o cronometro, pedir um taxi ou Uber, pedir um resumo das notícias do dia e até organizar a sua agenda.
Mas afinal, o que é a Alexa?
Alexa é a assistente digital da Amazon e é muito parecida com o Siri da Apple, mas em vez de existir no seu telefone ou computador, Alexa mora no Amazon’s Echo ou Echo Dot.
Alexa tem uma infinidade de habilidades, o que significa que Alexa tem a capacidade de fazer algo, muito parecido com os talentos ou capacidades que você ou eu temos. Alexa pode usar essas habilidades para colocar uma data importante em seu calendário, pedir uma refeição no ifood, tocar música ou até mesmo fazer faxina.
É apenas uma questão de qual habilidade você deseja habilitar, e as possibilidades são quase infinitas. E a Amazon tornou o Alexa compatível com aplicativos independentes, que é onde a automação residencial entra em ação.
Como começar a automatizar a casa com Alexa?
A maioria dos produtos de automação residencial exige que você baixe um aplicativo específico do dispositivo para o seu telefone ou computador desktop, o que é uma boa abordagem se você tiver apenas um ou dois acessórios inteligentes.
Mas se você tem vários dispositivos de automação residencial (como 16 lâmpadas diferentes , termostato, tomada de parede e fechadura ), ter um aplicativo separado para cada dispositivo pode ser uma verdadeira dor de cabeça.
Os hubs domésticos inteligentes, como um Echo ou Echo Dot, permitem consolidar e controlar todos os seus dispositivos em um único local. Basta conectar seus dispositivos e você pode simplificar sua rotina de hora de dormir com comandos de voz como, “Alexa, diminua as luzes da sala”.
Para começar, você precisa configurar seus dispositivos inteligentes e obter um dispositivo com Alexa, caso ainda não tenha feito isso. Em seguida, você precisará baixar o aplicativo Echo para Alexa no seu telefone ou computador e sincronizar o Echo Dot ou Echo com o aplicativo Echo.
Mas antes de sair por aí dizendo a Alexa o que fazer com todos os seus outros dispositivos inteligentes, você precisará habilitar uma habilidade.
Para fazer isso, visite o aplicativo Alexa e pesquise as habilidades de cada dispositivo. Depois de encontrar uma habilidade, aperte o botão “habilitar” e pronto! Você pode precisar emparelhar Alexa com seu equipamento inteligente, o que você fará dizendo (para Alexa), “Emparelhar dispositivos”, e você estará pronto para prosseguir.
Além dos recursos de comando em casa do Alexa, você pode controlar o Alexa e seus dispositivos inteligentes remotamente de seu telefone. Isso significa que você pode verificar se trancou a porta, acender as luzes para dar a impressão de que está em casa ou controlar a temperatura quando estiver de férias.
Agrupe as habilidades
- Crie um título de grupo. Se você tiver vários dispositivos para uma ou mais salas, pode ser benéfico agrupar certas habilidades sob um título. Um título permite que você controle vários dispositivos sob um comando de voz. Por exemplo, digamos que você tenha cinco luzes na sala de estar: em vez de dizer a Alexa para acender ou diminuir uma luz de cada vez, você pode dizer: “Alexa, acenda as luzes da sala”.
- Habilidades de grupo sob um comando. Para agrupar habilidades sob um comando, vá para a seção inicial inteligente de Alexa no aplicativo. Toque no botão “Grupos” e em “Criar grupos”. Em seguida, escolha ou digite o nome do grupo e selecione os dispositivos que deseja incluir nesse grupo. Você pode até mesmo criar um agrupamento de habilidades para ajudá-lo a sair mais rápido em uma manhã de dia de trabalho. Você pode programar Alexa para acender as luzes da cozinha e a cafeteira quando disser “Bom dia, Alexa” ou “Ligue minha rotina matinal, Alexa”. As possibilidades são infinitas – é apenas uma questão de determinar o que você precisa do hub de sua casa inteligente.
Coisas que a assistente virtual pode fazer
- Controlar a casa inteligente: Se a sua casa conta outros dispositivos inteligentes, é possível, apenas com um comando de voz, acender ou apagar as luzes, ou até mesmo ligar a televisão, com o comando “Alexa, ligar a TV”.
- Fazer uma chamada: Precisa fazer uma ligação? Deixa que a Alexa cuida disso! Aliás, se a chamada não for atendida a assistente pode deixar um recado por você.
- Organizar a agenda: Você não vai perder nenhum compromisso. Esta assistente inteligente é capaz de organizar a sua rotina, marcar compromissos ou alterar datas e até mesmo programar alarmes.
- Saber as principais notícias do dia: Do Brasil e do mundo a Alexa sabe todas as notícias. Além disso, caso você prefira, é possível escolher a preferência por assuntos (política e economia, por exemplo) e até veículos de comunicação.
- Escolher uma música ou filme: Quer dar vida ao ambiente? Simples, peça para a Alexa tocar uma música no Spotify ou Deezer. Se quiser ver um filme ou série, ela pode te ajudar a escolher na Amazon Prime Video ou Netflix.
- Pedir um Uber: Muitos aplicativos estão se adaptando às assistentes inteligentes e este é o caso da Uber. Precisa pedir um carro? Fale com a Alexa que ela resolve para você.
- Pedir uma refeição no Ifood: Outro aplicativo bastante popular no Brasil e que é compatível com a assistente da Amazon é o iFood. Então, se quiser pedir uma refeição no seu restaurante favorito, a Alexa vai ajudar sem qualquer dificuldade.
- Receber ajuda nas tarefas: Não lembra mais como preparar determinada receita? Ou, quem sabe, você quer lembrar como chegar a determinado lugar? Calma, é só perguntar que a Alexa responde.
- Ter informações sobre o tempo e trânsito: Antes de sair de casa, se você perguntar “Alexa, como está o trânsito?” ou, quem sabe, “Alexa, vai chover hoje?”, a assistente da Amazon prontamente irá responder com os dados mais atualizados. Quem tem a Alexa só sai de casa desprevenido se quiser.
- Fazer uma faxina: Já pensou em deixar a casa limpinha sem fazer muito esforço? Pois caso a sua casa também conte com um iRobot ou similar, é possível comandá-lo via Alexa.
e muito mais para ser sioncero.
Como mudar o nome de Alexa?
Se você não se importa particularmente com o nome “Alexa” ou se tem um Alex ou Alexis em casa (e isso está confundindo o seu Echo), pode alterar a palavra de ativação do Echo.
- Abra o aplicativo Alexa
- Vá para Configurações
- Selecione seu dispositivo Echo
- Selecione Wake Word
- Escolha uma nova palavra da lista
Teste seus conhecimentos com Alexa
Você pode usar Alexa como um quizmaster para testar seu poder cerebral e melhorar seu catálogo de conhecimentos triviais. Aqui estão algumas habilidades que você deve procurar.
- Questão do dia
- Jeopardy!
- Vinte perguntas
- Trivial Pursuit Tap
- Categorias de jogos
Diversão garantida com a Alexa
Alexa está repleta de habilidades que podem entreter pessoas de todas as idades. De curiosidades da cultura pop a habilidades de contar piadas, Alexa tem algo na manga para encantar jovens e até os mais idosos.
- The Office Quote Game
- Cumprimentos de cabra
- Harry Potter Trivia
- Magic 8-Ball
- Miau
- Philosoraptor
- Piadas de hipster
Os dispositivos inteligentes como a Alexa vieram para facilitar as nossas vidas e irão se tornar cada vez mais comum para o futuro ao longo em que novas tecnologias chegam para turbinar ainda mais esses produtos.
Que tal automatizar o recebimento de encomendas na sua casa?
Sim é possível receber encomendas sem estar lá, com praticicade e segurança.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa-volumes e caixa de correios inteligente com acesso 100% remoto. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.